O projeto

O projeto de extensão “Imagens da mudança: visibilidade para o acervo fotográfico do TMT” é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT), ligado aos Programas de Pós-Graduação de Sociologia Política e de Educação da UFSC. Com a atividade, pretende-se viabilizar o acesso ao acervo fotográfico do núcleo, que acumula mais de 5 mil fotografias relacionadas às alterações do mundo do trabalho, desenvolvimento de novas tecnologias, formação de trabalhadores e a construção de movimentos sociais e coletivos. Grande parte das imagens é de autoria do fotógrafo Waldemar Anacleto, assessor de imprensa do estado de Santa Catarina entre 1956 e 1979, que retratou uma época de intensa industrialização da sociedade catarinense. As fotografias são relacionadas a temas como profissões, paisagens, religiões e indústrias, e registram várias municípios como Joinville, Florianópolis, Blumenau e Brusque.

Doado pela família de Anacleto ao TMT, o acervo do fotógrafo passará por intensa revitalização, o que possibilitará a digitalização e divulgação das imagens em exposições, ou mesmo como objetos de estudo e pesquisa. Com esse intuito foi criado este site, para trazer mais informações sobre Waldemar Anacleto e dá acesso à galeria de imagens do fotógrafo.

Ainda em desenvolvimento, a iniciativa conta com o apoio da Bolsa Cultura da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) e com recursos do Programa de Extensão Universitária (ProExt – 2011) do MEC. Também envolvidos no projeto estão os coordenadores do TMT, Célia Regina Vendramini (Centro de Ciências da Educação – CED/UFSC) e Ricardo Gaspar Müller (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH/UFSC). O projeto de extensão “Imagens da mudança: visibilidade para o acervo fotográfico do TMT/UFSC” é coordenado pelo professor Jacques Mick (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH/UFSC), e conta com o apoio das bolsistas de cultura e arte Treicy Giovanella da Silveira e Talita Machado, e das bolsistas de extensão Cristina de Oliveira e Beatriz Nedel Mendes de Aguiar.